Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

HISTÓRIA DAS FITAS(INFANTIL)LIVRO SEM PALAVRAS!

Base Bíblica: II Timóteo 3:15
Para ilustrar a vida de três pessoas, você deve adquirir as seguintes fitas de 5 cm de largura.
240 cm de fita preta
50 cm de fita vermelha
40 cm de fita branca
100 cm de fita verde
40 cm de fita amarela
  • A vida de Jorge é ilustrada com uma fita preta de 150 cm.
  • Para a vida de João tenha uma fita unindo as seguintes cores: 70 cm de preto, 30 cm de vermelha,  20cm de branca, 20 cm de verde e 20 cm de amarela.
  • A vida de Paulinho é ilustrada com uma fita composta das seguintes cores: 20 cm de preta, 20 cm de vermelha, 20 cm de branca, 80 cm de verde e 20 de amarela.
 Enrole cada fita de maneira que a cor preta fique para o lado de fora. Não mostre as crianças no início do culto. Ao contar a ilustração, segure a fita enrolada, uma de cada vez de acordo com a vida que vai descrevendo, na mão esquerda. Com a mão direita, vá puxando e desenrolando a fita, mostrando as cores de acordo com os acontecimentos.
Introdução: Alguma vez vocês já ouviram alguma fita falar? Não? Pois hoje eu vou mostrar pra vocês algumas fitas coloridas que vão nos contar a vida de três pessoas: o Sr. Jorge, o Sr. João e o Paulinho.
 Primeiro vou falar do Sr. Jorge.
Desde pequeno o Jorge foi um menino muito perverso, muito mal. (Comece a desenrolar e a mostrar a fita preta, e continue mostrando pedaço a pedaço enquanto conta sobre Jorge).  Ele maltratava os animais, desobedecia aos pais, fugia das aulas, quebrava vidraças e batia nos colegas. E à medida que o tempo passava, a semente do pecado ia criando raízes profundas no seu coração. Quando ficou moço, continuou no pecado: fumava, jogava, dançava e se embriagava. Sua vida era negra como esta fita. Para ele esta vida parecia muito boa.  Fazia o que queria sem dar satisfação a ninguém. Quando se casou, coitada da mulher, apanhou dele muitas vezes, Jorge  constantemente chegava bêbado em casa. Na rua xingava as crianças e dizia palavrões. Sr. Jorge não temia a Deus e nem respeitava ninguém.  Mas um dia... Houve um desastre de automóvel e Jorge morreu (jogar a fita no chão). Para onde vocês acham que ele foi? Isso mesmo para o inferno. A Bíblia diz que “os perversos serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus...” (Salmos 9:17) Que coisa triste.
 Agora vejamos outra vida, a do Sr. João. Ele não foi um menino tão mal como o Jorge, mas também foi pecador. (Vá mostrando a fita preta). Às vezes mentia, desobedecia a sua mãe e outras coisas mais. A mãe sempre dizia que Joãozinho era um menino muito bom, e de fato era educado e simpático. O menino João freqüentava a escola bíblica dominical, mas ninguém explicou que ele era pecador. Foi crescendo sem ter recebido a Jesus como Salvador. Como jovem João se afastou da igreja e passou a  andar em más companhias.  Casou-se com uma mossa incrédula. Ele era contador e ia bem nos negócios. Muitas vezes sonegava impostos, e às vezes tomava coquetel com os amigos do trabalho. Quando estava chegando à meia idade, o Sr. João sentiu uma forte dor no peito. Consultando um médico verificou que sofria do coração e que poderia a qualquer instante sofrer um infarto. Com isso ele ficou muito preocupado pois no fundo do coração, bem sabia que não estava em condições de se encontrar com Deus. (Passe a mostrar a fita vermelha). Foi nessa época que caiu em sua mão um folheto que mostrava o caminho da salvação. Ele estava realmente arrependido dos seus pecados, e entendendo que Cristo morreu em seu lugar para salvá-lo e que somente o seu sangue poderia purificar seu coração, confiou no Senhor aceitando a Jesus como seu Salvador pessoal. Jesus veio para o seu coração (mostrar a fita branca) perdoando o seu pecado e dando-lhe nova vida, a vida eterna. (mostre a fita verde).  Agora tudo se transformou para o Sr. João. Sua maior preocupação era servir ao Senhor e agradá-lo em tudo. Infelizmente teve pouco tempo, pois dentro de poucos anos morreu de enfarte como os médicos previram. Quando morreu foi para ...o céu (puxar a fita amarela) O lugar que Jesus tem preparado para aqueles que o recebem como Salvador. (Coloque a fita em cima da mesa).
Agora vamos ver o que as fitas nos contam a respeito de Paulinho. Ele também foi um menino simpático, mas como todos, também fazia coisas erradas. (puxar fita preta). (Falar em voz alta  Romanos 3:23). Ás vezes sua mãe se desesperava com as peraltices do filho. Um dia Paulinho ao brincar na rua, ouviu uma música suave. Descobriu que estavam realizando uma classe de Boas Novas no quintal da casa vizinha. Então resolveu assisti-la junto com outras crianças e gostou muito. Quando a professora disse que todos somos pecadores, Paulinho reconheceu que ele também fazia parte daquilo. Ficou muito alegre ao ouvir que Cristo morreu (puxar fita vermelha) a fim de poder nos levar para o céu. Prontamente o menino abriu o seu coração para Jesus entrar (puxar fita branca), e assim começou uma nova vida para ele (puxar fita verde). A professora o convidou para assistir a Escola Bíblica Dominical no próximo domingo, ele foi e gostou. Logo Pulinho começou a dar testemunho em casa. Sua mãe resolveu acompanhá-lo a igreja Logo sua mãe e sua irmãzinha tornaram-se crentes,  e finalmente seu pai também aceitou a Jesus. Paulinho ganhou vários amiguinhos da escola para Cristo também. Ao ir crescendo sentiu-se chamado para ser pastor, preparou-se para o ministério e serviu ao Senhor durante muitos anos, ganhando muitas almas para Cristo, influenciando muitas vidas, levando as pessoas ao caminho certo. Chegou, afinal, o dia dele partir desse mundo. Paulo agora velho, morreu e foi morar com seu Salvador no céu (puxar fita amarela).
 Três vidas. Qual foi a melhor? Qual iríamos preferir para nossos filhos? Claro que ninguém ia querer que seu filho andasse onde o Sr. Jorge andou.
Vamos escolher então entre as outras duas vidas. (levante as duas fitas)  Qual a melhor das duas? Tanto João como Paulo foram para o céu, não é verdade? Mas a vida de Paulo foi a que mais valeu. Ele recebeu a Cristo ainda menino e teve muito mais tempo para servir ao Senhor.(mostre os pedaços de fita preta, elas tem tamanhos diferentes).
 O apóstolo Paulo escreveu para Timóteo “... desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.” (II Timóteo 3:15)  Comente sobre a vida e serviço de Timóteo.

* Quem alcança uma criança para Cristo, ganha uma alma para o céu, e também uma vida para o serviço de Deus. Será

Nenhum comentário:

Postar um comentário