Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

“JESUS PERDOA O PECADO DE UM PARALÍTICO” Lucas 5: 17-26


INTRODUÇÃO

               Em uma cidade do sul do Brasil, havia um casal que casara-se recentemente.Chamavam-se Lilian e Moisés. Pouco tempo depois, Lilian ficou grávida, dando a luz a Ana. Com o passar dos anos, notaram que Aninha era diferente.  Quando a levaram ao médico puderam descobrir que Aninha era portadora de Paralisia cerebral, e devido a essa enfermidade tinha muita dificuldade para andar. E em pouco tempo, só se locomovia com cadeira de rodas, apesar de todo o tratamento que passou a receber para sua reabilitação. Mas mesmo assim, com toda a dificuldade, seus pais não a abandonaram.

 F.L: Na lição bíblica de hoje, nós vamos estudar a história de um homem que também tinha um grave problema, ele era paralítico, e por isso também precisava da ajuda das pessoas.

Andamento


1. Jesus estava ensinando em uma casa em Cafarnaum (Vs 17);

2. E a virtude do senhor estava com ele para curar (Vs 17)

3. Fariseus e Mestres da Lei ouviam Jesus (Vs 17)

4. Alguns homens trouxeram um paralítico em uma cama (Vs 18)

 F.L: Seu coração deveria estar muito triste, pois ninguém poderia curá-lo. Nosso coração também fica muito triste por causa do nosso pecado.

PROBLEMA: Pecado crianças, é tudo aquilo que nós fazemos, falamos, ou pensamos que não agrada a Deus. Ex: Falar palavrão..., na bíblia, está escrito que todos pecaram e carecem da glória de Deus ( Rm 3:23) .Isso significa que já nascemos pecadores, e por isso somos separados de Deus, e devemos ser castigados, e isso é muito triste.

 F.L: É, realmente o coração do paralítico deveria estar muito triste com aquela situação.

 5. Eles procuram fazê-lo entrar e colocá-lo diante de Jesus (Vs 18);

6. Havia uma grande multidão (Vs 19);

7. E não achando por onde entrar, subiram o paralítico ao eirado (Vs 19);

ENSINO: Deve ter sido muito difícil carregar aquele paralítico, com cama e tudo, mas seus amigos nem pensaram na dificuldade, e no peso que iriam carregar, pois seus amigos só pensaram em ajudar aquele paralítico. Eu quero incentivar a você criança, a ajudar também um amigo, orando por ele, dizendo para ele que só existe um salvador e amigo em quem podemos confiar. Você deve mostrar o amor que Deus tem por você a um amigo.

 8. E baixaram a cama até o meio do lugar onde Jesus se encontrava (Vs 19);

9. Jesus percebendo sua fé, perdoou todos os seus pecados (Vs 20)

 F.L: Jesus amava aquele paralítico
 O AMOR DE DEUS: Jesus ama você também, Jesus é o perfeito filho de Deus. Vocês sabem quem é Deus?

Na bíblia, em João 3:16, está escrito. Por que Deus amou o mundo... Deus também ama muito você, cada criança seja de qualquer idade, cor de olhos... Deus ama você de qualquer maneira. E porque ele te ama ele te criou, te fez, fez a seus pais. Ele criou o mundo e tudo mo que nele há, o sol, a lua, as estrelas... Deus é perfeito, santo, e ele mora lá no céu.

 F.L: Como Jesus te ama, ele também amava aquele paralítico, e por isso mostrou todo o seu amor, purificando-o de todo o pecado.

10. Os escribas e fariseus ficaram arrazoando, quanto ao perdão que Jesus deu para o paralítico, e acusaram Jesus de blasfêmia. (Vs 21).

11. Mas Jesus, que conhece seus pensamentos, questionou-os (Vs 22);

12.  E disse que o filho do homem tem poder sobre a Terra para perdoar pecados ( Vs 24);

13. Então disse Jesus: Levanta-te e anda (Vs 24);

 F.L: Jesus estava ali para satisfazer a necessidade daquele paralítico. Ele também veio ao mundo para satisfazer as suas necessidades.

SOLUÇAO: Jesus veio ao mundo para nos purificar de todos os nossos pecados. Ele nasceu como bebê, cresceu, se tornou homem, mas um homem diferente, porque ele é o perfeito filho de Deus, sem pecado. Ele veio ao mundo para tomar o nosso castigo. Na bíblia está escrito que sem derramamento de sangue não há remissão de pecados (Hb 9:22b). Jesus derramou todo o seu sangue lá na cruz para nos salvar. Mas ele não ficou morto. Ao terceiro dia ele ressuscitou, e mora lá no céu com Deus.

F.L: Jesus naquele momento mostrou que ele tinha poder também para curar aquele paralítico.

14. O paralítico levantou, tomou sua cama e foi para casa (Vs 25);

Clímax

           Jesus realmente curou aquele homem, e perdoou os seus pecados. Imaginem, ele levantou, e estava andando, pois tinha sido perdoado dos seus pecados.

 Conclusão


            E todos ficaram maravilhados, e glorificaram a Deus (Vs 26);

 F.L: Nesse momento eu quero convidar a você criança, se identificou com a necessidade do paralítico e também tem uma necessidade de ter os seus pecados perdoados

 Apelo
 
 Jesus Cristo o perfeito filho de Deus, veio ao mundo para satisfazer as nossas necessidades, Jesus, que nasceu, e morreu na cruz, pelos nossos pecados, e que ao terceiro dia ressuscitou. Ele quer que você o receba em seu coração. Na bíblia está escrito em João 1:12, Mas a todos quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem chamados filhos de deus, a saber nos que creram no seu nome.

           Se você acredita. Você vai baixar a sua cabeça neste momento e vai fechar os olhos.

           Você criança, já ouviu falar de Jesus Cristo, mas nunca se sentiu tocado e hoje acredita que Jesus é o seu salvador, deixe ele entrar no seu coração. Faça isso agora? A tia vai te ajudar a dizer pra Jesus que você o recebe, e quer se tornar amigo de Deus. Eu vou orar e vocês vão repetir: Senhor Jesus, eu o recebo agora como meu salvador, me purifique de todo o pecado. Eu acredito que o Senhor morreu na cruz por mim. Amém.

           Se você fez essa oração, venha comigo para aquela sala, que eu irei fazer algumas perguntas. Para mostrar o que você pode fazer agora, se tornando filho de Deus.

 Desafio: Eu quero encorajar você criança que creu em Jesus, a passar esse amor para outra criança. Eu vou lhe dar um folheto e você vai entregá-lo para algum colega da escola ou da rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário