1. Itens do alfabeto. Essas são a primeira e a última
letra do alfabeto grego, equivalentes aos nossos a e z.
Os hebreus usavam sua primeira e sua última letra
para indicar «o primeiro e o último», uso esse que foi
adotado no Novo Testamento. Os termos também
podem significar ..do começo ao fim-, englobando
tudo. A «totalidade de uma coisa- é indicada e
significada pela glória Shekinah. A idéia de
eternidade também pode estar envolvida.
2. No Novo Testamento. Ver Apo. 1:8; 21:6; 22:13.
O artigo definido se repete: «o Alfa e o Omega•.
Provavelmente os trechos de Isa, 44:6 e 48:12 estavam
na mente do autor sagrado: «Eu sou o primeiro, e eu
sou .0 último-, asseverando a eternidade e a
transcendência de Deus. O mesmo conceito está
envolvido, sem essas palavras, em Efé. 1:10 e Rom,
11:26. Naturalmente, a grandeza do Pai, no Antigo
Testamento, é transferida para a grandeza do Filho,
no Novo Testamento (Apo. 22:13), o que subentende
a Sua divindade (ver o artigo a divindade de Cristo).
No Filho encontramos o começo da criação espiritual
e o seu final, ou o alvo da criação, a saber, a
participação em Sua imagem (11 Cor. 3:18), e em Sua
divindade (11 Ped. 1:4), no caso dos outros filhos de
Deus. Cristo deu início à glória em Sua encarnação, e
cumpriu-a em Sua glorificação. Os outros filhos de
Deus participam de ambas essas realidades espirituais.
Ver o NTI, em Rom, 8:29, quanto a uma
completa explicação sobre esse conceito.
Na literatura cristã patristica e posterior, essa
expressão aparece com freqüência na idéia de nosso
relacionamento com Cristo, tendo-se tomado parte da
terminologia cristológica.*
*extraído do Livro: Comentário Bíblico de Champlin, em PDF