Powered By Blogger

terça-feira, 5 de junho de 2012

CRISTO, VIDA, LIBERDADE, FÉ, ESPIRITUALIDADE E SERVIÇO CRISTÃO

Artigo escrito para conclusão da disciplina Liderança Comunitária, Ms. Clemir Fernandes do curso de Bacharel em Teologia, FATERJ


Durante muitas décadas a igreja foi marcada por uma liderança autoritária, centrada somente em si mesma, visando somente o benefício das quatro paredes do templo, sem sequer olhar lá fora, após a porta de saída, quem estaria lá: pobres, mendigos, viúvas, órfãos, índios, negros... Pra quê perceber ou ajudar pessoas nessas condições, pra que gastar o dinheiro do poder papal, do governo, pra que investir nessas pessoas rejeitadas. Esse regime de liderança antes da Reforma de Lutero era chamado de autoridade eclesiástica, com líderes que interpretavam as Escrituras visando o próprio benefício, e não tendo como alvo os ensinamentos do Cristo, fazendo totalmente o contrário do que Jesus fez pelos rejeitados.
Lutero teve um papel muito importante na Reforma. Leu muito, se inspirando em vários outros mestres da história Cristã, como: Bernardo de Claraval(1090-1153), Eckhart(XIII-XIV), Henrique Suso(XII-XIV) e João Tauler(XIV). Com estes reformadores anteriores, Lutero aprendeu a buscar ainda mais á Deus, e penetrar nos Seus mais Profundos Mistérios Insondáveis.
Lutero escreveu três obras: Carta à nobreza cristã da nação alemã, O cativeiro babilônico da Igreja, e Da liberdade cristã.  Quero destacar seu último escrito, o mais paciente e tranquilo de todos os outros, seu título já dá uma ideia do conteúdo escrito, LIBERDADE, que dá ao cristão a total liberdade para não se submeter a nada, deixando de ser um escravo a serviço de tudo e todos. Liberdade essa que Lutero acredita que vem através da Fé do cristão, “somente a Fé”, a Fé no Cristo descrito nas escrituras sagradas que nos levam ao encontro de um ser que trás gozo, paz, inteligência, verdade, justiça, amor... O cristão desfruta a salvação pela fé em Cristo, demonstrada através das boas obras não para que o cristão seja glorificado, mas para que Deus seja o único glorificado.
A liderança de hoje deveria se inspirar nesse escrito de Lutero, tomando para si o modelo de liderança centrado no Cristo, na vida do Cristo, Ele veio para os fracos, abatidos, cansados, tristes, doentes,... Cristo, o verdadeiro Líder que se destaca dentre todos. Diferentemente de Pôncios Pilatos e Herodes; Cristo não tinha poder algum, porém, exercia sobre os outros uma grande influencia pessoal. Essa influencia ainda se destaca nos dias atuais; o cristianismo é a maior religião do mundo, o nosso próprio calendário é marcado por sua vida. Ele veio para servir, “quer ser o maior, que seja o menor”, “quer ser lider, vai ser servo primeiro”.
Um líder centrado em Cristo, terá sua vida como exemplo á ser seguido por muitos de seus liderados, conquistará adimiração e respeito que são requisitos que compoem uma liderança servidora. O Cristo viu os oprimidos de sua época, Ele os curou, salvou, deu alimento espiritual e carnal, e antes de subir aos céus deixou conosco um legado maravilhoso a ser seguido, nos fazendo entender que temos sim que fazer o mesmo que Ele fez, ajudar á todos, deixando transbordar em nós o seu amor de maneira tal que contagie á outrem.
Cristo é periferia, é praça, é comunidade! Cristo é vida, e vida produz liberdade, amor, companheirismo, comunhão, atitude, ousadia, barulho... Lideres, vamos fazer barulho, mostrar ao mundo que há um cristianismo que alimenta o faminto, dá moradia ao desabrigado, dá agasalho a quem tem frio, dá tratamento aos drogados, sustenta as viuvas(os), sustenta os idosos, dá carinho ao rejeitado, e melhor dá á eles um lugar á mesa, partilhado vida com eles, assim como o próprio Deus partilhou a sua Vida através de seu Filho Jesus Cristo, que ainda hoje vive e quer reinar ainda mais em nós. Que consigamos buscar esse modelo de liderança espiritual que transborda e consequentemente irá contagiar á muitos ao nosso redor, que essa liderança não permaneça calada em meio á tantas atrocidades que acontecem no mundo.

Sem. Liana Costa
Referência:
C. Haroldo Segura. Além da Utopia: Liderança servidora e espiritualidade cristã, cap.5/6,ed.Encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário